Conviver harmoniosamente

como-integrar-os-filhos-de-diferentes-casamentos

Conviver só é possível se no ambiente existe paz e harmonia. O ser humano precisa de paz. DEUS determinou desta forma. O ser humano foi criado para viver num ambiente maravilhoso de paz, harmonia e felicidade. Foi assim que DEUS planejou, e é assim que deveria ser. Por que não é assim? Porque o ser humano se esqueceu de manter seu relacionamento com DEUS. E DEUS não pode agir na vida daqueles que não se lembram mais dele. Não foi DEUS que nos abandonou, fomos nós que O abandonamos.

DEUS nos criou e formou em nós três partes: o corpo, a alma e o espírito. A alma representa principalmente: a mente, a vontade, as emoções, a consciência e o livre arbítrio. Nós cuidamos do corpo e com tudo o que ouvimos por aí, escolhemos através da alma (pela vontade) o que vamos fazer com a nossa vida. Mas faltou uma parte... Nós temos um espírito, o sopro de vida que DEUS nos deu quando nascemos. E agora? Se não cuidarmos desta parte, jamais encontraremos a verdadeira felicidade porque jamais nos sentiremos satisfeitos com o que temos e com o que somos. Porque esta satisfação só DEUS pode nos dar, porque vem dele. E é por isso que DEUS colocou em nós o espírito, para que possamos nos comunicar com Ele, porque é através do espírito que falamos, ouvimos, recebemos e sentimos a presença de DEUS. Ter um relacionamento com DEUS é a melhor coisa que podemos começar na vida.

Fazer cada um a sua parte.  Poderíamos começar por aqui. Mas antes de falarmos em convivência em família, devemos definir o que para nós seria realmente uma família: cada pessoa de uma família tem seu lugar exclusivo e todos sem exceção são importantíssimos. A convivência em família não é tão complicada assim: precisa existir respeito entre todos e que todos se esforcem ao mesmo tempo, e que todos estejam de acordo com este convívio. Se cada um tiver o seu espaço, que não pode ser invadido e, por sua vez, não ultrapassar seu espaço, o convívio se torna mais fácil. Como implantar isso em uma família onde já não há mais este respeito? “Amor, Oração e Diálogo.” Muito depende da forma como vamos usar as palavras, pois até o tom de voz pode modificar todo o significado de uma frase. Precisamos abrir nossos corações e realmente estarmos dispostos a mudar, sentindo esta vontade no coração. Não adianta fazer nada da boca pra fora. Vamos substituir palavras! Uma voz pode ser branda, amorosa ou cínica, rancorosa, hipócrita, qual você prefere que usem com você? Qual nós usamos com os nossos filhos? Se por exemplo substituímos o “dar bronca” por “orientar” ou então ao invés de críticas colocamos opiniões, se tiramos o desânimo e a tristeza e colocamos atitudes, se tiramos as discórdias e investimos em união, ou ainda se tiramos o rancor e construímos ‘pontes’, já conseguiremos mudar muito o ambiente, ou seja, o “clima” no qual viveremos, simplesmente porque vamos parar de exigir sempre do próximo e vamos nos preocupar em corrigir a nós mesmos! Nenhum ser humano pode mudar outro ser humano. Só DEUS pode mudar alguém através de JESUS. E não importa a idade de nossos filhos, isso vale para todos.

Já ouvi muito a frase: “Eu não posso mudar o mundo!” Pode sim! Nós podemos mudar o mundo. Porque mudanças são como os movimentos das águas: uma simples pedrinha atirada no meio do lago gera movimentos inicialmente pequenos e que vão aumentando cada vez mais “mexendo” com um espaço cada vez maior. Vamos ser como estas pedrinhas e “mexer” com todos os que são do nosso convívio: família, escola, trabalho, igreja e qualquer lugar por onde passarmos. Começamos e nossa atitude atinge alguém que vai se beneficiar; este alguém, por sua vez, satisfeito, vai sentir como é bom ser bem tratado e vai tratar bem outro alguém. Vamos contagiar com o nosso amor, vamos ser condutores de pensamentos positivos, vamos nos ajudar uns aos outros! DEUS nos promete Sua paz se aprendermos a ocupar nossos pensamentos com as coisas que são do alto, que vem de DEUS. Portanto, se continuarmos assistindo às novelas e noticiários sensacionalistas, jamais vamos conseguir enxergar uma saída para uma vida feliz. É importante ressaltar aqui que toda esta mudança em nossa vida não acontece com nosso próprio esforço e sim na simples atitude de nos entregarmos a JESUS. É DEUS através do ESPÍRITO SANTO que executa as mudanças em nós, pois nem nós mesmos podemos mudar a nossa natureza interior. Ficou mais fácil ainda: “Eu me entrego a DEUS e ELE faz a mudança!!!” E enfim poderemos acreditar no: “E viveram felizes para sempre!”

Bebê

 

Jocelyne Forrat - Preletora sobre Educação de Filhos - Para Novas Gerações Abençoadas e Libertas!

PROJETO "O Que é Que eu Faço com Meu Filho?" <projeto.filhos@yahoo.com.br> <jocelyneforrat@gmail.com>

Tel: (11) 2659 6940 (net) / (11)  9541 0720 (vivo)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...